Encerrados
-
Levantamento socioeconômico nas áreas de expansão portuária
O projeto tem como objetivo principal realizar um levantamento socioeconômico das famílias localizadas nas áreas de expansão das atividades portuárias. O público alvo deste projeto são os moradores dos bairros, suas associações e os tomadores de decisões. A metodologia envolverá reuniões com as lideranças dos bairros, com os moradores e a aplicação de questionários compostos de perguntas fechadas que possibilitarão a quantificação e o conhecimento das características socioeconômicas da população envolvida. Estas áreas são ocupadas por camadas da população de baixa renda que buscaram solucionar o problema do déficit habitacional, incorporando-se ao tecido urbano. No atual contexto socioeconômico esta é uma realidade que deve ser enfrentada, atendendo uma necessidade de escala global, no momento que o Porto de Rio Grande ocupa uma posição estratégica no cenário econômico mundial, fazendo parte de novas redes produtivas. Desta forma representa um lugar de extrema importância para o escoamento de produtos, pólo de atração de empresas, as quais poderão impulsionar a economia do município. O resultado desta pesquisa servirá de subsídio para atividades de planejamento e gestão do espaço urbano, levando em consideração as necessidades e as demandas dos moradores e dos tomadores de decisão para minimizar ou evitar conflitos futuros.
Responsáveis: César Augusto Ávila Martins - Coordenador/ Ana Cristina Duarte de Aguiar - Integrante / Paulo Ricardo Salati de Souza - Integrante / Luciano Marin Lucas - Integrante.
Financiador(es): Superintendência do Porto do Rio Grande
-
O sistema de informações estatística e geográficas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O curso objetiva qualificar pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de nível superior que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão do Núcleo de Análises Urbanas no uso dos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE). O IBGE é o principal órgão de pesquisa e divulgação de dados demográficos, econômicos e sociais do Brasil e é referência para as pesquisas em Ciências Sociais e Humanas. O projeto pretende que o grupo que participou da atividade seja disseminador do uso dos bancos de dados do IBGE"
Responsáveis: Ademir Koucher, César Martins e Susana Silva
Apoio: IBGE-RS
Ano: 2008
-
A cidade e o urbano na interação entre a pesquisa Universitária e o Ensino Médio
Descrição: Projeto PROBIC- Júnior/ FAPERGS. A pesquisa proposta significa a reunião de jovens pesquisadores da graduação e do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial da FURG em torno a um projeto de comum, o qual articula em termos conceituais (referencial teórico-metodológico) e operacionais (instrumental de análise) diferentes linhas de pesquisa visando o avanço de área de ciências humanas, um campo do saber emergente na Fundação Universidade Federal do Rio Grande: a Geografia Humana, especialmente na Geografia Urbana e da População
Coordenadora: Susana Maria Veleda Silva
Pesquisadores: Cesar Augusto Avila Martins
Estudantes do ensino médio bolsistas: Sabrina Costa Neto e Ana Flávia Brum
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul
Período: 2005-2007